sexta-feira, 11 de março de 2011

HILGARD O'REILLY STERNBERG - Lembranças de Aluno


Um Discípulo. Um senhor discípulo. Foi aluno de Richard Joel Russell, mestre de muitos que se dedicaram à Geografia, ex-presidente das duas principais entidades de Geociências dos Estados Unidos: Association of American Geographers e Geological Society of America. Doutor pela Louisiana State University em 1956, Doutor pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1958. Doutor Honoris Causa pela Universidade de Toulouse em 1964. Há muito tempo conhecido mundialmente como o Geógrafo do Brasil, por ser esse país o centro de seus ininterruptos e relevantes estudos.

Um Geógrafo. Um senhor geógrafo. Suas aulas e seus trabalhos sobre o neo-tectonismo na Amazônia, as secas no Nordeste e as enchentes no Vale do Paraíba são atuais e devem ser lidos por geógrafos e não geógrafos, para que sintam o peso das décadas de imprevidência e desrespeito quanto às nossas condições geográficas.

Um Professor. Um senhor professor. Desenhava blocos diagrama no quadro negro, há mais de cinqüenta anos, sintetizando as condições geomorfológicas do Sertão Nordestino, para os alunos da primeira turma do então recém criado Curso de Geografia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Alguns daqueles alunos usam esse bloco diagrama até hoje em suas aulas e não esqueceram o que aprenderam sobre a Geografia do Brasil, sua cátedra. Outros seus alunos têm suas carreiras marcadas por realizações brilhantes, como Maria do Carmo Correa Galvão e Bertha Koiffman Becker.
Hilgard O`Reilly Sternberg, com 93 anos de idade, faleceu como Professor Emérito de uma das maiores universidades do mundo, a Universidade da Califórnia em Berkeley.

Texto Copiado de:
Jorge Xavier da Silva
Professor Emérito da UFRJ

Foto copiada de: