terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O QUE É PLANEJAR?

Para que planejar? Evita o improviso. Garante segurança na execução de uma tarefa.

Visa a eficiência. Organiza adequadamente um conjunto de ações interdependentes.

"Planejar é: Transformar a realidade numa direção escolhida/Organizar a própria ação (de grupo, sobretudo)/Implantar um processo de intervenção na realidade./Agir racionalmente./Dar clareza e precisão à própria ação (de grupo, sobretudo)./Por em ação em ação um conjunto de técnicas para racionalizar a ação./Realizar um conjunto orgânico de ações, proposto para aproximar uma realidade de um ideal./Realizar o que é importante (essencial) e além disso, sobreviver... se isso é essencial./O mesmo que preparar bem cada ação, ou organizar adequadamente um conjunto de ações interdependentes./O contrário de improvisar./Uma força que impulsiona a ação."(Fonte não identificada)

MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR

Espero que este texto motive alguém. Está cada vez mais difícil tentar convencer a juventude de hoje a dedicar-se aos livros.

"Aprender é o que justifica e explica a nossa condição humana. Muitas vezes nos fazemos essas perguntas: para que estudar? Por que estudar tal matéria se não preciso dela no dia-a-dia? Por que vou ler um livro? Existe uma resposta que é anterior a todas as outras: é para afirmar nossa condição humana; para sermos mais pessoas humanas. Aprender, compartilhar as informações, aprender o que foi feito muito antes de nós e projetar o que vai ser feito depois são só os humanos que fazem. O estudo é uma forma de afirmar e de reafirmar essa nossa condição humana. E o fato de o estudo não ser devidamente valorizado não à-toa. É muito fácil manipular e silenciar aqueles que não tem conhecimento ou uma reflexão. Quanto mais se vai entrando nesse mundo infinito que é o do conhecimento dos livros e das pessoas, se fica mais contestador, mais crítico, mais inquieto, mais insatisfeito com as injustiças e, ao mesmo tempo, se vai tornando capaz de enxergar saídas e de ter uma satisfação que o conhecimento proporciona". (Fonte não identificada)