quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SOBRE GEOPROCESSAMENTO


A quantidade de informação disponível na web é incomensurável, eu sei. Entretanto, não custa repassar aqui algumas novidades que tenho acesso:

* * *
01. Matéria publicada no Jornal Pequeno pelo Prof. Dr. Sofiane Labidi (UEMA): http://www.jornalpequeno.com.br/2011/1/30/geoprocessamento-144710.htm

Sugestão de Luis Sadeck, que, por sinal, citou esse blog no seu twitter. Obrigado.

* * *

02. Livro: Geoprocessamento na Gestão e Planejamento Urbano, oriundo da tese da Profa. Dra. Ana Clara Mourão Moura. Acabei de adquirir e recomendo. Procure no site da Mundo geo (http://mundogeo.com/). Estamos na metade de um curso com ela aqui na UFPI e posso dizer que adquiri novo ânimo para minha tese. Veja a seguir o por quê. Aproveite para visitar a página da professora clicando no nome dela.

* * *

03. Além do livro, recomendo o SAGA - Sistema de Análise Geo-Ambiental, software desenvolvido pelo Prof. Jorge Xavier-da-Silva, da UFRJ, introdutor do geoprocessamento no Brasil. É muito, muito bom. É extremamente didático, poderoso em raster e ganhou recentemente uma nova interface, muito bonita e amigável. Para mim o seu desempenho foi uma grata surpresa. Só faltava ser grátis. E é!!. Acreditem. Baixem, estudem e usem à vontade: http://www.lageop.ufrj.br.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Parabéns pelo seu blog está fantastico, ainda não o conhecia.
Cheguei até o seu blog buscando o livro: Geoprocessamento na Gestão e Planejamento Urbano, qual vocês faz boa referência. Este livro não se enconctra mais a venda no mundogeo, tenho um profundo interesse nele, se souber onde posso conseguir um ficarei muito agradecido.
Obrigado!!
cleibercarbono14@hotmail.comjpbhow

Anônimo disse...

Olá,
Onde posso conseguir o livro: Geoprocessamento na Gestão e Planejamento Urbano. Ja revirei a net toda e não encontro? O link que vc colocou ai com o nome da professora está quebrado. Estou trabalhando num projeto para o mestrado e acredito que esse livro me ajudará muito. Se puder ajudar agradeço.
Cleibercarbono14@hotmail.com
Obrigado!